sábado, 8 de dezembro de 2012

Olhando 2012, pensando em 2013!!


De novembro, o que há de melhor é que dezembro vem aí....já começo a pensar em como foi o ano que passou, o que quero para o próximo ano, se é que quero realmente alguma coisa.

2012 tem o crime imperdoável de nos ter tirado a Teresa, a Teresoca, a Tetê...preciso urgente de um Levandowski na minha vida para que as coisas boas que aconteceram no ano não sejam penalizadas tão fortemente pela perda de nossa melhor amiga.

Comprei minha sala, o atelier deve estar pronto em meados de janeiro, correndo tudo bem (isto significa que o pedreiro tem de beber um pouco menos e trabalhar mais, o marceneiro entregar as peças a tempo, não faltar material no revendedor que recebeu adiantado, a pedra da pia ser furada no lugar certo, e uma ou outra coisinha!!). Mas não se escutarão os passos arrastados de Teresa subindo as escadas, queixando-se do coração, que, cansado mas não traiçoeiro, resolveu descansar antes dela.....
.
Conseguimos arrancar  um dinheirinho bastante bom da United, pelo tratamento indecoroso que nos proporcionou quando tivemos um problema provocado apenas por ela em Nova Iorque. Demorou, a justiça brasileira não merece maiúsculas, mas nos indenizaram em uma quantidade suficiente para não nos importarmos mais de sermos chamados de mentirosos pelos advogados da United. Um caso típico de bem-feito!!Bastaria um email se desculpando, United!! Mas a Teresa não chegará em casa, furibunda e furiosa, reclamando da Tim, da Claro, do serviço público, dos transportes...e os táxis do Rio deixaram de ter um controle de qualidade muito competente...

Convivemos bastante com a Carolina, minha irmã, embora eu tenha certeza de que ela se rebelará contra o advérbio "bastante" (é advérbio mesmo?), fomos viajar com amigos, o que nos ensinou, de forma às vezes dolorosa, às vezes divertida, que nosso aproach em turismo é mesmo solitário. Somos eu e Alberto contra o mundo e vamos dando conta da batalha, sem ajuda...rs...Mas a Teresa não fará sua viagem, tão sonhada, à Europa e planejada nos mínimos detalhes!!Perde Paris, já que ficará sem os comentários saborosos da Tetê!! Recebemos os guias de volta e ficamos olhando para eles, sem a função que nos faria mais felizes. Paris , de agora em diante, tem mais este peso para carregar, mas também a alegria de ter a Teresoca para sempre por lá, onde estão (parte de ) suas cinzas.

Na verdade, foi um ano muito positivo, comprei minha sala para que o atelier que sempre sonhei possa tomar forma, acertei algumas pendências da vida e fui criando outras, para que tudo não exibisse a monotonia dos certinhos e regulados. Mas nos falta a Teresa para bagunçar os conceitos com as incoerências e inconstâncias que nos divertiam tanto.

Meus cursos de encadernação me levaram até a Prof Marisa Garcia de Souza (tem o "de" aí, Marisa?), uma professora cuidadosa, exigente, que provoca estímulos muito positivos no aprender da encadernação. Não tenho agradecimentos também por ela ter me apresentado a Estela Villela, outra professora cuidadosa e gentil, cheia da sabedoria de transmitir, o que não é pouco!! E à Gabriela, Rosa e Mônica, os agradecimentos que nunca serão suficientes para dizer da minha admiração e gratidão pela generosidade de terem partilhado seus conhecimentos comigo. Mas não teremos mais a Teresoca nos ensinando a beber Negroni, a comprar a melhor salada de frutas e o melhor pão, enfim, não teremos mais nossa "caga goma" favorita!!!


2012, então, fica nos devendo esta! Espero que 2013 seja tão bom quanto 2012, apesar desta desfeita, foi!! Aproveito os dias de muito para agradecer pelos dias de pouco, que sempre foi suficiente. E espero, do fundo do coração, que o consolo que procuramos pela falta que a Teresa nos faz esteja mais à mão do que conseguimos perceber, quatro meses depois de sua ida para as pradarias divinas...A vida segue, é claro, mas temos que admitir que, a partir de agosto, segue incompleta!!

Feliz 2013!!!

2 comentários:

  1. Manoel, não sei quem era a Teresa, mas com o carinho que você fala dela, percebo que ela sempre será muito importante para você sempre. Espero que seu ano de 2013 seja maravilhoso e obrigada pelo carinho e por me citar entre tantas profissionais maravilhosas, adorei conhecer você!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como escrevi, Mônica, agradecimentos nunca serão suficientes. Obrigado e espero termos oportunidade de trabalharmos juntos em 2013!!A sala está quase pronta!!

      Excluir

Sejamos gentis...