domingo, 22 de setembro de 2013

Grão, Fio e outros

Eu sei, eu já postei sobre fio, grão do papel aqui, mas é um assunto sempre complicado de explicar em oficinas, aulas, etc.

É um assunto superimportante para quem pretende fazer qualquer tipo de trabalho em encadernação, daí eu desacreditar de "encadernadores" que dão oficinas sem sequer mencionar o fio do papel. Não há como fazer um bom trabalho sem primeiro determinar o grão, ou fio, do papel.

 Ainda tem a questão do grão curto, grão longo, que demanda uma explicação mais detalhada, o que a Mônica Colocci faz com perfeição em suas oficinas.

Este vídeo pode ajudar, eu vi algumas vezes e não encontrei nenhum reparo a fazer. Quem, por acaso, achar algum, coloque, por favor, como comentário.


Dúvidas? Via comentário ou na minha página do Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejamos gentis...