terça-feira, 3 de setembro de 2013

Viagem e compras

O prédio novo do World Trade Center, lindíssimo
Diferentemente de Xavier de Maistre, autor da pequena obra-prima Voyage autour de ma chambre, eu viajo, vou para longe de casa e vejo coisas que posso usar naquilo que me dá prazer de executar: encadernação.


O novo porta-papéis, ajudando a organizar tudo!!!

As dobradeiras, com finalidades específicas.

Os buldogs, não marcam o papel. Made in USA!!!

A foto ficou ruim, mas são peças de teflon para marcar o jogo, para costurar, para passar fio e agulha para tapeçaria em teflon. à esquerda, um  creaser. Mônica, me ajuda aí para o nome em português.
Vêm neste embrulhinho... 
Em Nova Iorque, tem sempre a Talas, que se mudou para o Brooklyn, dificultando muito a vida da gente. O endereço é fora de mão, porém o serviço pela Internet funciona perfeitamente e eles são sempre solícitos quando se precisa de alguma informação extra que o site bem feito não pode informar. Mas é a loja para se ir se o assunto é encadernação, conservação e restauração em papel. Nenhuma outra loja tem um material tão específico como eles e os atendentes são simpáticos e solícitos, desde que você saiba o que quer. Pelo que pude perceber, pesquisa de balcão não é muito a praia deles.

Tecidos novos...no final do ano, apenas listras...

Papéis, muitos papéis. Indianos, da NYCAS

Ainda tem a Dick Blick, a Utrecht e a New York Central ARt Supply , que merece um parágrafo especial no capítulo papéis. Todas estas lojas fornecem insumos para encadernação a preços americanos, o que é caro, mas não exorbitante.  Infelizmente, as restrições alfandegárias impedem que se traga tecidos de encadernação, pesam muito e ocupam muito espaço, mas uma amostra ou outra sempre é possível trazer.

Papéis do Nepal, na NYCAS
A New York Central Art Supply tem um catálogo de papéis de, mais ou menos, 400 folhas. Então, prepare-se para enlouquecer, se não tiver absoluta certeza do que quer. Sempre que vou lá, coloco um limite para minhas compras, senão desanda...

Papéis indianos, da Paper Source
Para papéis, existem ainda a Paper Source, a Katie Paperie (andou muito mal administrada, mudou-se para um beco, hoje já está se recuperando em uma loja mais arrumada), a Papyrus, mas servem mesmo como curiosidade, já que a NYCAS tem tudo de que você pode precisar no que diz respeito a papéis. É preciso pesquisar, saber o que se quer, já que paciência não é a maior virtude dos vendedores de lá.  Para conservação e restauro, também, a NYCAS é ótima e mais fácil de ir do que a Talas.
Papéis chineses, do Pearl Market
Na região que é chamada de Garment Disctric pode-se encontrar material de acabamento bem interessante, além de tecidos do mundo inteiro, mesmo!!! A minha loja favorita, com materiais vintage, estava fechando quando estive lá em agosto e pude comprar fitas e botões a bom preço. Pesquise e eleja a sua favorita, cuidado com as lojas chinesas - viu uma viu todas, não perca seu tempo!-, é preciso gastar a sandália. Produtos americanos, hoje, são uma raridade, quase tudo é MADE IN CHINA ou outro país da Ásia, eu tento evitar, principalmente por causa do trabalho escravo e infantil, mas é difícil. Em um mercado totalmente compartimentabilizado (eita!!), há lojas só de botões, só de fitas,  só de cordões, uma loucura, é preciso estar bem orientado, senão...

Os japoneses, com laca, da NYCAS.
Então é isto, as dicas são genéricas mesmo, não dou endereço, nem descrição de materiais, que é para fazer valer o trabalho, pesquisar um pouco não mata ninguém. Por falar nisto, há uma diferença enorme entre solicitar uma informação específica  e pedir uma aula pela rede, um pouco de simancol não faz mal nenhum.

Katazome, mas de 3000 impressões diferentes...
Uma visita que vale a pena: o The Center for Book Arts, no coração de Manhattan, muito acessível. Pagando míseros US$ 50, você se torna sócio e submetendo seu material, se torna membro. Facilita muito para os cursos e fluxo de informações, além de colocar você em contato com o mundo da encadernação americana. Há utras organizações e outras lojas, este post não pretende esgotar o assunto. Descobrindo algo novo, partilhe, faça a informação circular!!

Aí do lado direito, há uma relação de fornecedores bastante completa. Use e abuse.


Um comentário:

  1. Olá, sr. Cavezan, agradeço muito a sua postagem, foi muito inspiradora!!
    Suas fotos estão lindas, suspirei só de ver os tecidos, que coisa maravilhosa...
    Agradeço também as dicas, isso me ajuda a sonhar, quem sabe um dia?
    Muitíssimo obrigada por compartilhar essas informações, o senhor fez o meu dia ficar melhor.

    Lucia

    ResponderExcluir

Sejamos gentis...