segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Boston e o NBSS


Eu não me conformava em não conhecer Boston, uma cidade cheia de bons museus, cultura, programas e muita, mas muita mesmo, história. Desta vez, não houve perdão, fomos a Boston, de trem, para fechar um outro sonho.

A cidade é maravilhosa, cheia de estudantes, muitos parques, muitos museus e muitos passeios para serem feitos. Fizemos alguns e outros ficaram para uma outra ocasião que, certamente, virá.

No meu programa estava a ida ao NBSS - North Bennett St, School , para ver a exposição La Couleur du Vent, cinquenta e uma (51) encadernações para o livro de poemas de Gilles Vigneault, um desconhecido para mim, mas os encadernadores que participaram da mostra eram alguns dos ídolos de minha vida de encadernador.

Indo para a NBSS, vi o cartaz que anunciava que a exposição já estaria encerrada. Bom, iríamos lá de qualquer forma, mas a sorte estava conosco: a exposição estava sendo encerrada naquele dia e ainda poderia ser vista!!
O cartaz da exposição, muito bonito.
Vi a exposição, tirei fotos, a visita ao setor de encadernação não seria possível, até que surgiu Jeff Alteperter, com sua gentileza e entusiasmo pela encadernação. Nos mostrou toda a exposição, discorreu sobre alguns trabalhos, nos levou para uma visita por toda a escola (parte de encadernação, a de joalheria, que interessava mais ao Alberto, estava em aula e não podíamos interromper!).


Jeff Altepeter e eu, começando a desmontar a exposição. Foi muita sorte!

Em resumo, um tour muito interessante e completo pela escola, pelo espaço de aulas - não conheço nada igual, nem o CBA de Nova Iorque chega perto!- , os alunos compenetradíssimos, costurando, cortando, encadernando. Um sonho para quem quer uma escola de encadernação.

Para melhorar o que já estava ótimo, ainda havia o catálogo da exposição, disponível para compra.  Nem é preciso dizer que ele veio cercado de cuidados para o Rio de Janeiro.

Enquanto conversávamos, a exposição ia sendo desmontada, aquelas encadernações maravilhosas a um toque de mão. Não pude deixar de pensar em você, Marisa Garcia de Souza, acredito que as instalações, o ambiente, a exposição, seriam tudo que realizariam seu desejo de uma escola de encadernação.

Aqui,  você pode ver todas as encadernações da exposição.

As informações sobre os cursos estão no site da NBSS. É só clicar e procurar. Não sei se o catálogo da exposição ainda está à venda, mas eu recomendo muito, como referência. E indo a Boston, reserve um dia para ir à escola e conhecer as instalações de lá. Se possível, faça um contato por email antes, agendando a visita para um horário em que não haja aulas.


Um comentário:

Sejamos gentis...